Lilypie Kids Birthday tickers Lilypie Fifth Birthday tickers Lilypie First Birthday tickers

20/09/15

Escolhas

Pois é, à uns dias uma leitora pediu me para fazer um post sobre como escolhi o meu curso, a faculdade e como estou a conciliar tudo.
Quem já me acompanha à algum tempo sabe que eu sempre quis ser bailarina, danço desde que me lembro, mas quando engravidei da Alícia isso passou para segundo plano e eu tive de seguir outro plano. Esse plano era medicina, mais especificamente pediatria. Dediquei-me o dobro no secundário para ter boas médias para conseguir seguir o que queria. Quando começou a chegar a altura de escolher cursos e faculdades o factor mais importante para mim, sendo mãe de duas meninas pequenas, era sem duvida o factor proximidade, eu não podia ir para uma faculdade que ficasse longe delas, não era sequer uma opção, e não sendo uma opção, medicina deixou também de ser pois a faculdade com medicina mais perto de mim era a mais de 1hora e 40minutos de distância, então nessa altura o portal da direção geral do ensino superior tornou-se o meu melhor amigo. Eu comecei a pensar nas coisas que mais gostava e cheguei a 3 coisas: medicina, matemática e química. Então comecei a procurar cursos que se focassem nisso e que fossem relativamente perto de mim. Depois de chegar a essas "coisas" que gostava, procurei as faculdades que eram mais próximas de mim, e encontrei 2, sim, apenas e só duas que eram consideravelmente perto (1 hora de distancia). E então, parti em busca de cursos que me interessassem nessas faculdades, e consegui encontrar 5 (mulher de sorte!): Ciências Biomédicas, Reabilitação Psicomotora, Química, Bioquímica e Biologia. Depois tinha de escolher a ordem, e eu como tinha uma boa média era garantido que entrava na 1º ou 2º opção por isso tive de ponderar bastante. Analisei bem as cadeiras de cada curso, e as Ciências Biomédicas cativaram-me imenso, porque 1º tinha muitos estágios e porque tinha muita (muita muita) matemática e química. Quando percebi que tinha entrado, fui novamente ao site da faculdade para me informar das matriculas e tudo mais, e só aí me apercebi que após a licenciatura em Biomédicas me posso candidatar a medicina! Vejam bem a sorte da pessoa, vai para um curso que tem saída para medicina sem saber! Realmente, muito bem eu devo ter feito a alguém! E foi assim a escolha do meu curso e faculdade, até agora estou a gostar do curso, da faculdade e das pessoas, é um horário pesado, são cadeiras trabalhosas, mas estou a gostar.
Quanto ao conciliar, eu estou a odiar. Asério, faz amanhã uma semana e eu já pensei não sei quantas vezes em que devia sair do curso. Então, gostava de tudo e pensei em vir embora? Pois, eu gosto de tudo, mas não passo tempo nenhum com as meninas... Eu 3x por semana, saio de casa por voltas das 7:30/8:00 e chego por volta das 19h, ou seja, vejo as meninas acordadas de manhã só. Isto está a ser extremamente complicado pra mim porque eu estou muito habituada a estar sempre presente e agora quase nunca estou, e é bastante complicado. Mas, é para o futuro delas, e tudo há-de melhorar... Mas pronto, acho que respondi a tudo o que a Madalena perguntou, se não respondi, é só dizer que eu tento responder ainda melhor!
Beijocas!

2 comentários:

  1. Olá outra vez, obrigada por time teres esclarecido as dúvidas de forma tão simpática. E uma vez que pretendo seguir o meu curso que tu (ou medicina... Ainda tenho de pensar bem), e por curiosidade, será que podes dizer a tua média final de secundário e as notas dos exame? Obrigada mais uma vez

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens de agradecer!
      A minha média de secundário rondou os 18 valores; A minha médica de candidatura os 17 qualquer coisa; E nos exames, matemática tive 18 e tal e português tive 15 ou 14, os outros não me lembro bem porque já foram em anos mais anteriores.
      Peço desculpa pela demora, mas anda dificil eheh!
      Beijocas!

      Eliminar